10 dicas para quem vai contratar, ou renovar, um Seguro

Máxima atenção a todos os tipos de contrato

Hoje, o consumidor está mais educado em relação ao contrato de seguro. Mas, ainda é preciso muita atenção aos detalhes da apólice, preços e informação que são fornecidas para a seguradora também. Por isso, contar com o serviço de um corretor é fundamental. É esse profissional que vai se preocupar em fazer a comparação de preços entre empresas e chamar a atenção para alguns detalhes. Principalmente em um momento de crise econômica, é ainda mais importante fechar um contrato com boas condições. O cenário econômico ainda não afetou tanto o setor de seguros. Inclusive vemos que as pessoas se preocupam mais em contratar seguros justamente com receio desse momento. Por isso, essa atenção vale na hora de fechar para todo tipo de contrato, seguro do carro, de vida, da casa. E nestes últimos meses do ano, os seguros residenciais são os com maior demanda.
10 dicas para acertar no seguro

1. Responda com clareza e honestidade todas as perguntas dos formulários das corretoras e seguradoras. Qualquer omissão ou incorreção poderá acarretar a perda da indenização, com pagamento do prêmio à seguradora.

2. Para alteração das condições contratuais após a emissão da apólice deverá haver concordância das duas partes (segurado e seguradora). No caso de seguros coletivos, alterações dependerão da concordância expressa de 2/3 do grupo interessado.

3. Consulte informações sobre a seguradora e o corretor. O ideal é contratar o seguro de um corretor, que conheça o mercado e as melhores condições para as suas necessidades.

4. O não pagamento do prêmio (valor que o segurado paga à seguradora para transferir a ela o risco previsto em contrato) sujeitará o segurado à suspensão ou até ao cancelamento do seguro.

5. A seguradora tem o direito de recusar uma proposta de seguro (novo, renovação ou alteração que modifique o risco). Caso não o faça em até 15 dias, o seguro será considerado aceito. A seguradora terá de comunicar formalmente ao segurado a razão que motivar eventual recusa da proposta.

6. A indenização do sinistro deverá ocorrer em até 30 dias, a contar da entrega de todos os documentos básicos apresentados pelo segurado ou beneficiário, que deve exigir o protocolo que identifique a data de recebimento do aviso de sinistro e respectivos documentos.

7. Assegure-se de que todas as coberturas e exclusões constem do contrato, para que não haja surpresa.

8. Só contrate produtos de empresas habilitadas pela Susep. Além de consultar informações no site, informe-se sobre reclamações em entidades de defesa do consumidor e peça indicação de amigos e familiares.

9. Não contrate serviços dos quais não necessite, porque eles serão cobrados, encarecendo o seguro.

10. Guarde todos os recibos, notas fiscais e documentos referentes a despesas que devam ser cobertas pelo seguro. Caso não receba da seguradora, eles serão as provas para exigir ressarcimento em um órgão de defesa.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *